terça-feira, 17 de julho de 2007

IN MEMÓRIAM AO P. M. PINTO

ALGUNS COMENTÁRIOS (dos posts) AO P. M. Pinto

Cerca de 26 comentários (4 meses depois) - Recordando e porque apagou o seu blog, mas porque consegui recuperar tudo (com as minhas tácticas mafiosas de pseudo-hacker, pude restaurar aquilo que parecia perdido nas malhas da net) – O que se segue são comentários ao blog “degrau a degrau” (enquanto esteve on-line) de alguns posts, que deveras, traduziram uma amizade e que por razões que nunca entendi, foi diluída, lançada fora, não por mim, mas pela pessoa em questão, o que lamento; de qualquer modo, estarei sempre receptivo, com uma palavra amiga, considero isso para sempre. Em memória ao acontecimento, publico tais comentários – Caracteres, os meus digitos da alma.

26 - Sempre vim por bem, sempre, repito milhões de vezes, anos de luz. Sempre te considerei desde o primeiro momento que falei contigo. Sei que não sou perfeito e reconheço quando procedo mal, dai, reflectir, ponderando na melhor forma de levar a bom porto as situações. Quando existem problemas, nada melhor do que conversar Sempre te disse isso.Que bom fazer novos amigos, eu também. Tento conservar os antigos, tento, luto por isso. A vida é boa quando esta luz nos ilumina. Entendes? Que tudo te corra bem, sempre, sempre, mil vezes sempre. A considerar-te com a mesma dedicação. Caracteres.

25 - A vida é uma surpresa... tu és uma surpresa... tudo é uma surpresa. Deixo-me surpreender. O Ego possui grandes mecanismos para actuar...Continua assim! Surpresa...!!!

24 - Hoje está um dia lindo e a boa disposição toma-me completamente. Sinto-me muito bem, feliz. Já apanhei um pouco de sol, tomei café ri que me fartei e tanta coisa aconteceu.Agora leio o teu post e assim, é uma forma de partilhares as tuas coisas, pela leitura que te faço. Sabes que gosto de te ler.Sei que gostas de tudo o que te possa agradar. É bom que no teu departamento as coisas melhorem e com pessoas simpáticas, ainda melhor.Faz favor também descansar e relaxar total. Amanhã é outro dia, faz algo diferente... eu continuo nas férias, sem relógio! Saboreio o que a natureza me disponibiliza. Abraço e tudo em forma... sempre para cima e como dizes "Vroouuuummmm".

23 - Palavras das mais belas que li! Concordo plenamente com o que escreves: "pulsão, paixão e amor", são coisas diferentes. Do mero sentir à realidade ainda existe uma distância. Amor é das palavras mais complexas e mais simples. Quando é que o amor chega? Não sei! Sentimos algo e esse algo é indicador de outro algo, isso que fica por dizer. Este tema do amor sempre me fascinou e o meu trabalho final na Faculdade foi sobre o Amor. Muito ficou por dizer e muito ficará. Parabéns pelo teu escrito maravilhoso. Muito profundo e intenso.

22 - Um ano e sete dias, o tempo de vida do teu blog! Parabéns, é a palavra que tenho para ti neste momento. Como tal, mando-te este link, para te divertires um pouco, é o mínimo que posso fazer, mantendo a minha palavra desde que te conheci - http://www.ad-awards.com/ - Sou eu e as minhas circunstâncias, as coisas e as situações e tentar saber lidar com as mesmas, em momento após momento. És um produto daquilo que pensas, mas os outros podem não ser isso que desejas, o teu desejo é o teu limite... mandas certamente em ti, somente em ti, porque os outros têm vontade e a vontade deles torna-os autónomos... cuidado, acautela-te, olha as consequências dessa forma de pensar, rapaz! A tua forma decisiva, directa, pode nem sempre colher os melhores frutos. Mas tudo bem. Não te esqueças o lugar do outro, a empatia que consiste em nos colocarmos no lugar do outro. Se perderes as tuas referências dentro dos padrões sociais, pode-te ser cobrado um preço elevado, ainda que penses o contrário. É bom que os outros gostem de nós e os possamos ter do nosso lado. Sabes, continuo a nutrir por ti a mesma estima de sempre, nem colocar nem acrescentar, é muito simples, podes pensar o que bem desejes pensar. Sou sempre igual a mim próprio... se um dia te ver caído, certamente te vou socorrer, sem que deseje algo em troca. A única coisa que me deixa contente é que estejas bem... SEMPRE BEM. Repito e continuo a repetir, não dês um pontapé nos que gostam de ti, esses que te estimam, olha que não sou só eu. Pensa... a verdadeira amizade quando existe faz mostrar ao outro algo de positivo. A humildade também faz muito bem. Desejo-te a continuação de um resto de bom dia... Força!

21 - É bom que possas dizer sempre "mais um da de trabalho" e que possas fazer coisas, muitas coisas e que percebas isso mesmo que dizes perceber. Novos colegas, novos amigos entrem na tua vida e mantenhas ou saibas manter esses que já estão. A assertividade tem um lugar cimeiro e vejo isso por vezes em ti. Continua a rir, faz bem. Doidos? Que maneira... sei que sou doido, fanático em certas coisas... temos os nossos direitos e maneiras de ser. Sou assim, não me interessa do resto... desfolham-se beijos e folhas de palavras. Gostei das tuas. Continua assim, porque será assim.

20 - Vidas e vidas... viver e viver! A tua vida é mesmo assim, o produto de todos estes traços. Ainda estou a ouvir as tuas palavras naquele café...!!! Opções a tomar foi o que foi, moral barata e depois chega o grande 31, falta o resto. O ser humano é mesmo assim... o caminho é para a frente. Será que não consideras a amizade importante? Disseste-me determinadas coisas... tu disseste e depois dizes, vais dizendo, é mesmo assim o evoluir, romper e tomar novos desafios. Cada qual parece-me prossegue segundo os seus interesses, nem tem palavra, nem quer mais saber, o resto que se lixe e o que conta é a satisfação do próprio, não interessa o que o outro pensa! Estarei a mentir? A dizer o que não devo? A ser inconveniente? E o que são os outros? Vamos aprendendo... investimos em nós, passando por cima dos outros, lançando-os fora sem quais quer escrúpulos? Respeito? Onde? He he ehe... será que te sentes bem com os demais? Pergunto: - que é feito de ti que nunca mais disseste nada? Será que te fiz mal? Eterno desafio! Formatos de quê? Consonância? Ou as coisas só estão bem quando os outros nos dizem aquilo que desejemos ouvir? Qual o teu valor, qual o meu e dos outros amigos? Parece-me que tudo é relativo!!! Estimar as pessoas serve para alguma coisa? E depois somos aborrecidos... sim, aborrecidos quando repetimos, quando dizemos o que os outros não gostam de ouvir. Nunca te tratei mal, sempre me mostrei disponível... sabes o que isto é? É ser amigo. O amigo é aquele que fica mesmo em tempo de tempestade, aquele que sabe desculpar, perdoar e dizer que está tudo bem.Digo-te isto, o que já sabes... sim, está tudo bem. Tudo se resolve com um pouco de atenção e não lançando as pessoas fora só porque outros as substituíram...!!! Vivo, vives... vive-se e o que resta é viver, com ou sem. Respeitar é aceitar o outro, mas não significa que se concorde. Continua a escrever e desbloqueia os canais da comunicação. Um abraço grandalhão. Bonito o teu escrito.Caracteres.

19 - Concordo contigo! Sem dúvida, certas pessoas são mesmo aborrecidas, essa até se pode aplicar mesmo a mim, em insistir em determinadas coisas, com o meu procedimento interno. Não sou perfeito! Mas sabes, essas mesmas pessoas que agem desse modo, podemos ser todos nós, eu e tu. Muitas atitudes podem ser aborrecidas... hoje fiquei triste com a atitude de alguém, mas já passou. Sabes, quando estimamos as pessoas, ainda que essas mesmas tenham atitudes menos agradáveis, podem estar a precisar de nós e como tal, podemos ser úteis, ajudar um pouco. Conhecemos muito pouco dos outros para em determinados momentos os julgarmos e vamos julgando.Leio os teus escritos, entendo-os perfeitamente. Continua a escrever e mesmo essas pessoas que possuem algo de aborrecido, certamente encontrarás algo de positivo. Estão a precisar da tua ajuda. Pessoas existem muitas, muitas mesmo e cada uma é uma surpresa...

18 - Sabes bem que leio o que escreves, que gosto dessa maneira de ser, problema meu, não significa que tu gostes, também não tens nada que gostar. És como és, és assim e mais nada. Gostava de te dizer mais coisas, mas acho melhor não. Tens o teu valor. Fico contente por coisas boas te acontecerem, muito sinceramente. O teu bla bla bla é-me familiar, desde aquele dia. Não digo bem nem mal, muito menos por dizer, digo quando acho que tenho para dizer e conheces bem o meu dizer, sabes, apenas isso. Talvez não tenha interesse, o interesse é meu interesse que, nada pode ter a ver comigo. Apenas escrevo e sabes bem porque escrevo... sabes. Continua a escrever quando entenderes. Escreves bem... continua no teu bla bla bla.

17 - A seguir, a seguir... sempre a seguir! Isto é importante. Do que tenho lido por aqui, considero que pareces estar aberto às realidades profundas da vida e não ficar tomado pelo comodismo, em perda de tempo. Avançar sem receio é o melhor para viver a vida e proporcionar situações agradáveis a quem connosco privar e desbravar outros terrenos.O desafio é uma constante e saber entrar na dança é outro com diferentes pormenores. Interessante o que escreves, mostras neste fragmento da tua vida algo que me parece teres tomado consciência de um outro modo e ficar receptivo à voz do interior. Continua a escrever e aproveita os excedentes da vida, possibilitam-te experiências, vivências cujo tempo está parameterizado por uma fasquia do estar em vida. O que resta é viver... e assim, será o próximo, o próximo... nada melhor do que consciente.- Caracteres

16 - O tempo vai passando, tudo vai acontecendo, lentamente. Que bom saber que estás bem, que a tua vida está mais aconchegada. Isso é bom, muito bom. Muitos ritmos, muitos mesmo. O resto fica sempre inacabado, vai-se completando aos poucos. Amigo, gosto de te ler, escreves de modo agradável. Sempre que possível, deixo uma palavra. Tudo de bom para ti e continua a fazer isso, vou seguir a ideia. Também fico bem. Dias e mais dias surgirão... sempre... tudo. Com alegria e força.

15 - Jogamos, continuamos a jogar... a vida é um jogo constante, entre olhares, decisões, verdades profundas, com ou sem empatias. Decisões em perpétua mudança para um "game over", para um algo que fica em aberto, ou não. É necessário muita coisa e em função disso mesmo tomam-se atitudes, as que nos parecem ser as mais adequadas, à medida de cada qual. Continua porque ainda falta algo para o dito "game over".

14 - Que novidades! Fico contente por ti, por a vida te estar a correr bem. É bom evoluções e preenchimento pessoal.Finalmente acontecem coisas boas, é para dizer mesmo que "chega de tretas". Parabéns para ti, é o reforço da minha expressão. Parabéns para ti e para com quem contigo esteja, seja quem for.

13 - As amizades ficam ou não, deixarão de ficar se realmente não forem amizades, se forem interesses vagos, não vão ficar, se enxotares as pessoas, se as mal tratares, se as aborreceres, se a escorraçares e para isso existem muitos modos, também não vão ficar. A amizade verdadeira é aquela que mesmo em condições adversas está lá, podes não acreditar. Desde o primeiro dia que te conheci até ao momento, não deixei de ser teu amigo, apesar das circunstâncias. Sei que não sou perfeito, mas mantenho tudo o que disse. Se um dia perderes um amigo, algo não estava bem, e o melhor sempre é falar e com orgulho não se vai a lado nenhum. Não é fácil por vezes lidar-se com as pessoas que estimamos, que gostamos e que até as aceitamos. Posso ser aborrecido, mas nunca foi a minha intenção, mas acredita que nunca tive qualquer sentimento negativo para te desejar mal. Por vezes não conseguimos ver determinadas realidades que nos passam ao lado, vivemos mergulhados em situações que nos absorvem.Uma vez mais, acredita, estou contente por saber que estás bem... é meu desejo que continues assim. Bem hajas amigo!

12 - Concordo perfeitamente contigo. Fiquei sem palavras perante texto tão maravilhoso. Também não preciso de casamento para nada, nem sinto a necessidade de ter filhos para ser feliz. Nada disso. Não estou com vontade de jogar fora parte do meu vencimento. É verdade, depois de casar, não se tem retorno possível à liberdade inicial. Pois é, muitos desejam que os outros estejam mal, para serem como eles. Isso sinceramente não. Pensar sempre pela própria cabeça, ainda que os outros não concordem. Não que o próprio desejo seja que não se goste, mas sim, faça-se o que deve ser de acordo com o bem estar do próprio. O meu desejo é mesmo que sejas feliz, com aquilo que desejas para ti, em todas as suas vertentes. Evoluímos, continuamos a evoluir... admiro essa tua forma de estar e de dizer as coisas. Sempre achei isso.Parabéns por ideias tão brilhantes e profundas. Continua a escrever assim, para que muitas pessoas possam desentupir a mente. Abraço e para a frente é que é o caminho.

11 - Férias! Muitos são os sentidos a que se pode aplicar tal palavra... tal como os motes vão sendo rotativos. Faz-se de tudo o que se pensa, com quem na nossa onda esteja, mas muitos não estão. Continuo a estar. O que é que as pessoas parecem? Isso é uma das coisas que parecem, o resto nem se fala... o tempo vai esclarecendo e nem vale a pena existir preocupação em relação a isso. Em conversas que tivemos, disseste-me coisas interessantes que não irei esquecer. Muita coisa não irei esquecer, sei aguardar com calma.Saber guardar também é uma forma de mostrar que existe um lugar especial para alguém, tal como repetir é uma forma de fazer lembrar, uma vez que muito boa gente esquece de imediato algo que diz do agradável. Boas férias quando chegarem... brevemente também chegarão as minhas, apesar de ter mais vezes do que tu. Reflectimos e escrevemos...

10 - Escolher? Para mim é sempre complicado quando não tenho certezas. As certezas implicam conhecimento e como coloco em causa muita coisa, escolher dá-me sempre cabo da cabeça.As escolhas implicam sempre decisões, mais ou menos feitas com plena certeza, pelo menos para mim. Devagar e nada de pressas para chegar bem e mesmo assim valores mais altos se levantarão. Boa semana de trabalho.

9 - Não estou triste. Apenas leio o teu escrito e entendo o teu sentimento, entendo as tuas palavras. Sem dúvida que as pessoas parecem uma NetWork. O fim-de-semana está ai. Aproveita para descansar um pedaço, recarregar baterias e certamente tudo se vai mudar. Cada pessoa é um mundo e duas pessoas nunca são iguais... é mesmo assim. Estamos em evolução permanente, apesar do cansaço por vezes nos tocar. Abraço.

8 - Lá fora... cai a chuva, o dia é de tempestade, o vento sopra exaustivamente. Observo a multidão de carros que caminham lentamente, as valetas cheias de água e assisto a uma massa branca que se expande pelas montanhas. Tudo tão profundo, tão delineado pela natureza...E neste espaço, uma vez mais encontro-te, pela beleza das tuas palavras que me dás a beber, que fazes da minha alma algo diferente, pela inalação, pelas sensações que me despertas. O divino acontece... é aqui que te encontro. Belo o teu texto. Parabéns pelo escrito. Abraço, tocando a eternidade.

7 - Magnífico trabalho poético, onde nesta viagem segues um rumo, ainda que perdido em ti, mas é em ti que tudo é. Gostei imenso da forma como escreveste, mostras algumas contradições, como "perdido em mim/verdadeiramente encontrado", ao mesmo tempo que traduzes por isso mesmo que sabes o que queres. Encontraste numa caminhada. Gosto do que escreves, da maneira linda com que pincelas as letras. Excelente. Um abraço de parabéns. Com a minha amizade, esta dedicação.

6 - O que dizes é muito verdade "nem sempre somos compreendidos", magoamos e somos magoados. Falo por mim!Evoluir não é fácil... um dia destes estarei noutro patamar e tudo passou. O caminho não é fácil, mas creio num dia melhor.Gosto de te ler.

5 - Na vida as coisas começam a ter impacto, o impacto é a realidade face à importância que lhe damos. Encontramos e somos encontrados, no simples e no complexo, na forma de ser e de estar. Estamos e vive-se e toma-se um estudo constante de situações que nunca acabam. Fala-se quando é possível e bebe-se quando existe vontade. A vontade transforma e proferem-se palavras umas fazem sentido, outras não e tudo faz sentido, o sentido que deveras lhe damos. Gostei do teu escrito, da forma como te expressaste, a simplicidade, ou não e a razão de ser no seio do que se manifesta. Dizemos, fazemos e como dizes, "viver não é nada difícil". Continua a escrever e o impacto surgirá das próprias realidades da vida. Um abraço.

4 - Gostei bastante do artigo que seleccionaste. Boa escolha, é muito verdade e para reflectir. Cada qual é único e vale por si, mas o sentido de determinadas coisas pode ser partilhado. Um abraço com a minha amizade.3 - A verdadeira amizade é assim mesmo! A afeição, a dedicação fazem dos momentos algo que jamais poderá ser apagado da memória... a dedicação também contribui. O lado positivo de uma amizade faz-nos dar de conta que afinal existiam coisas adormecidas e que iluminam espaços da sensibilidade. Agrada-me saber que algo de bom aconteceu e que desejas mais e muito mais disso mesmo que se apresenta como bom, como agradável à tua sensibilidade. Guarda no teu coração as memórias do final do dia de ontem. O verdadeiro sentido da vida está em ser vivido aquilo de que se gosta, com quem gosta de nós, com quem está na nossa onda, na nossa sintonia... o resto passa e perde-se no tempo, esvanecendo, esfumando-se, num esbatimento de sentido. O belo é eterno! Comungo contigo e dou também um bem-haja às verdadeiras amizades. Abraço amigo.

2 - Onde é que tudo isto irá parar? Um pedaço está aqui! O outro anda por ai. A vida constrói-se de situações e com pessoas que estejam na nossa onda, o resto não interessa.Avança, mas cuidado com os sinais, não estragues o que é feito com gosto. Guarda no teu peito para todo o sempre os teus amigos, os que estão contigo... guarda o que é bom, farei o mesmo. Gosto bastante de te ler, escreves muito bem. Parabéns. Um abração.

1 - Degrau a degrau é feita a vida! Isto é a tua vida? E o resto? Tem coisas muito interessantes. E já agora, vou pensar na minha vida! Como será a minha vida? Tenho de pensar bem no assunto... mas só depois de corrigir os testes de psicologia. Próximos capítulos serão visionados nos dias que se seguem. - 28.02.2006

28.06.2006 - 21:22h

Sem comentários: