domingo, 29 de julho de 2007

ANCORAGEM ASSINALADA

Às margens da filosofia, embebedo-me de postulados empíricos, metafísicos e fórmulas redutíveis.
Ficções, fantasmagorias, predicados sem grandes hipóteses, esta fórmula lícita de te absorver. Mundo biológico, qualificação naturalista, por uma disciplina reflexiva. Natureza sociológica, hábitos e exigências espartilhadas, num olhar sem explicação. Abordagem… balanço do argumento, concebível às regras da razão.
Deixo-te o teste e a correcção, todo o ciclo pedagógico, na obrigação dos resultados impressos. Olhar de demagogia, espelho que reflecte, dimensionando-te num fulgor profundo… o exercício filosófico que geras pela postura que tens para comigo. O exercício é complexo, possui profunda unidade em dissertação malograda.
A aprendizagem é uma habilidade e a tua atitude parece-me rude e a tua atitude parece-me rude em determinados momentos, assustas, com o vazio do silêncio. Honroso é o teu princípio, as tuas palavras de projecção, face os divórcios de pensamento. Desde aquele dia divorciámo-nos… literalmente, mas o meu coração não. Tento dominar a sintaxe do espírito, a suficiência dos riscos e o tema volta ao mesmo, são caracteres reiventados que evocam a compreensão do tempo, aferindo diversos temas. O tema transforma-se, lentamente, fica tomado de pontos de interrogação, provocando a dialéctica dos sentidos. Várias são as noções, mas existe uma única que nos une, está difundida na massa do sangue. As massas observações, a mesma rejeição, exactidão e precisão, esta ordem das virgulas pela necessidade, desejo e paixão. O amor toma-se nesta diferença, é problemático… o resto é apenas uma citação sem lugar.
As razões filosóficas executam a memória, cancelam a cegueira e parametrizam resultados provisórios que necessitam ser retocados. Esta necessidade é de sentido, uma noção que baila com a sua legitimidade. É necessário uma disponibilidade flexível, uma relação de actividade imagética, para que o verdadeiro impulso active o motivo capaz de organizar laços sociais.
O efeito surpresa ganha autonomia em relação ao original, mergulha no sistema e evoca a expressão do elegante e sóbrio.Formulação do exercício, frases longas e sintéticas, veiculam assim os critérios do texto que te dedico… esta é a regra do jogo. Calibragem das palavras, uma nova instrução axiológica, conforme as circunstâncias.
A literacia do regime expõe-me à voz da consciência, exigindo a justificação e obediência. Esta é a minha ancoragem assinalada, diversificando o balanço das opiniões, rectificando bom senso.

11.05.2006 - 18:46h

Sem comentários: